A Gskill apresentou os seus Kits DDR5 6400MHz 2X48GB em CL30.
Mais um Kit de baixa latência mas de alta capacidade, 96GB.
Mais uma vez as marcas procuram apresentar kits com latência mais baixas e velocidades cada vez maiores ( dentro do possível).
Desta vez a Gskill mostra os seus Kits 2X48Gb a operar em 6400MHz com timings CL30-39-39-102.
Não especificação a voltagem usada, mas dado que são Chips Hynix M-die 3GB, provavelmente a voltagem do profile XMP será de 1.4V ou 1.45V no pior dos casos.
As memorias apresentadas veem somente com profile XMP.
Foi mostrado a funcionar num Intel Core Ultra 7 265K com uma motherboard Z870 Asus Hero.
No entanto a Gskill mostrou também a funcionar num sistema AMD AM5.
Mostrado que é possível o uso deste tipo de Kit em sistema AMD.
Dessa forma a Gskill provavelmente irá ter ambos os Profiles XMP e EXPO, ou um kit para cada Plataforma.
Da mesma forma os Kits com menor capacidade 2X32 e 2X24Gb irão também estar disponíveis.
Estes Kits devem chegar ao mercado no primeiro trimestre deste ano.
Este tipo de Kit nessa velocidade, embora seja a velocidade oficial de suporte por parte da Intel, não terá tanto impacto, uma vez que num sistema Intel Core Ultra é comum se usar Kits já com velocidades acima dos 7200Mhz ou até acima de 8000Mhz.
Num sistema AM5 os 6400MHz está fora do suporte oficial da AMD, mas está naquele valor dito “máximo” para o suporte pelos Ryzen 9000 e motherboards com chipset 800 em 1:1.
Sendo que o Sweet spot continua a ser os 6000Mhz, onde a Gskill já apresentou também o seu Kit a CL26, contudo os 6400Mhz é uma velocidade que muitos dos sistemas AM5 com Ryzen 9000 aguentam em 1:1.
Lembrando que nos AM5 com as ultimas BIOS é possível usar Kits a 8000Mhz mas em modo 2:1, com alguns fatores determinantes, como por exemplo a motherboard a usar para esse suporte.
Ainda sobre as DDR5, estes novos kits de baixa latência que estão a sair, tem sido o aposto aos kits de alta frequência e aos kits CUDimm onde muitas vezes para se atingir velocidades de 9000Mhz ou mais, é necessário um relaxamento de timings ou o uso em Gear 4, perdendo assim algum desempenho, face a um kit com velocidade mais baixa mas com timings muito mais apertados.