O Lançamento dos próximos Zen6 , devem acontecer no próximo ano 2026, não se sabe a altura certa mas deverá ser em Q3-Q4.
Como a AMD já tinha dito que pretendia que o socket AM5 tivesse longa duração o mesmo ou idêntico ao que teve o AM4, era de esperar que os próximos Zen6 também fossem aqui suportados.
A MSI foi a primeira a confirmar o suporte para novos CPUs nas suas novas boards “MAX e EVO” que veem equipadas com chips de Bios com mais capacidade.
Muito provavelmente para ter espaço para suportar para todos os CPUS atuais e futuros.
Sendo que outra finalidade, pelo menos indicado pela MSI será o próprio chip da BIOs ter já os controladores de Rede/wifi, facilitando a primeira montagem do PC e instalação do Sistema Operativo.
Depois da MSI , foi a vez da Asus.
Na apresentação da sua nova motherboard dedicada ao Overclock, B850M AYW Gaming OC ( exclusiva do mercado chines).
Também ela com uma bios maior de 64MB.
E por fim a Asrock também já confirmou num vídeo onde mostravam varias motherboards B850.
Assim até ao momento já são três marcas a confirmar os próximos CPUs.
Não sabemos se será Ryzen 10000, ou outro nome, uma vez que a AMD não oficializou ainda nem o suporte nem o próximo nome.
O que se sabe é que será utilizado CCDs de 12Cores em vez dos 8 Cores actuais.
Não será apenas nas B850 , mas em todas os chipsets AM5 , podendo haver algumas limitações em boards de entrada de gama devido á VRMs.
As boards com chips de Bios com menor capacidade, provavelmente iram perder algum suporte a CPUs iniciais de forma a ter espaço para incluir os mais recentes.
O mesmo que aconteceu no AM4 em muitos modelos de chipset 300 e 400.