A Microsoft está a mudar o driver para os Nvme SSD.
Esse driver já está vindo no Windows Serve 2025 , e consiste remover o processo actual de converter os comando de Nvme para SCI, como tem sido até agora.
Assim agora o Windows passa a usar comandos mesmo Nvme sem necessidade de converter tais comandos, e dessa forma aumenta as velocidades dos Nvme.
Mas atenção, não vão aumentar as velocidade máximas nem ultrapassar s limites de velocidade de cada GEN nem do Nvme em questão.
As diferenças podem chegar ao 80% segundo a Microsoft, principalmente em situação de leitura 4K Random.
Claro que cada Nvme e cada sistema terá alterações diferentes.
Enquanto a Microsoft não lança um update para habilitar isso nativamente no Windows 11, é possível no 25H2 através do registo adicionar as linhas de registo necessárias.
Para isso abasta abrirem o Terminal ( como admin) e introduzir estes comandos, basta copiar/colar cada uma destas linhas.
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 735209102 /t REG_DWORD /d 1 /f
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 1853569164 /t REG_DWORD /d 1 /f
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 156965516 /t REG_DWORD /d 1 /f
Depois de aplicado o vosso registo irá ficar igual a este:
Após isto, é só reiniciar e confirmar que no Gestor de Dispositivos os vossos discos Nvme deixaram de estar na ” Unidades de disco” e passaram a estar numa nova categoria ” Discos de Armazenamento” .
Os restantes discos e SSD Sata continuam a aparecer na categoria Unidades de Disco.
Para confirmarem qual o controlador que está em uso, basta depois selecionar o disco e ir a propriedades e ver os detalhes do controlador e irá aparece igual á imagem abaixo.
Se não estiver assim, então o nvme não está a usar o novo controlador.
Relembrar que tudo isto pode dar algum tipo de erro e pode ser necessário formatar o windows para corrigir eventuais problemas, ou até mesmo não ser possível, poderá haver SSD Nvme que não é possível.
Para quem usar o Samsung Magician ou o Western Digital Dashboard, pode encontrar erros nesses aplicativos, tanto no disco como em algumas partições criadas.
Aqui testei em 3 Nvme diferentes, dois deles Gen 4 e um Gen3 , sem quaisquer problemas.
Os ganhos foram mínimos, mas ainda assim houve alguns.
Não irá fazer diferença significativa no dia a dia para muitos utilizadores nem tão pouco em jogos, mas certamente para muitos irá fazer diferenças notórias, variará consoante o uso e utilização do Nvme.
Os testes feitos com um Nvme Gen3 de 500Gb onde está o sistema operativo instalado:
E em dois discos Secundários de 1TB Gen 4
Como se pode ver a velocidade de leitura em 4K aumentou, principalmente nos Gen4.
Usem por vossa conta e risco, e aproveitem este boost nos nvme.






