Com a saída das RX 9000 a AMD lançou também a sua tecnologia de FSR4.
No entanto o FSR4 é exclusivo das placas RDNA4, e como já anunciou a AMD para o novo FSR Redsetone, também esse será exclusivo para as RDNA4.
No entanto uma vez que o FSR4 é baseado em AI, os “modders” já conseguiram meter alguns jogos a correr em FSR4 em gráficas RX 7900, neste caso na RX 7900XTX.
Através de uma ferramenta OptiScaler e de alguns comandos conseguiram trocar o XeSS/DLSS pelo FSR.
O user Virtual-cobbler-9930 do reddit, mostrou então essas diferenças face ao uso de FSR 3.1 e da resolução nativa.
No jogo Cyberpunk 2077 foi possível ver uma melhoria de imagem com o uso de FSR 4, mas no entanto os FPS são bem inferiores ao uso de FSR 3.1
Sendo que cai de 85Fps para 56FPS.
As diferenças de imagem podem não ser muitas, mas são notórias ( pelo menos analisando imagens estáticas)
No entanto em resolução de 4K o FSR4 tem mais FPS que o modo Nativo.
Passando de um modo nativo de 4K com 39FPs para 54FPS em FSR4 segundo a imagem .
Em outros jogos as diferenças foram semelhantes, menos FPS que o modo FSR 3.1, mas mais FPS que o modo nativo em 4K.
No entanto alguns jogos apresentaram artefatos quando foi usado o FSR4 e noutros o uso torna o jogo injogável devido a vários problemas de artefatos /smirring.
Este desempenho mais baixo que o FSR3.1, deve-se em parte á arquitetura RDNA3 não ter hardware especifico e suficiente para o FSR4, já no caso das RX 9000 foram desenvolvida já com esse hardware especifico e dedicado a esse trabalho.
Dai que um GPU RDNA3 até possa suportar teoricamente o FSR4, mas o seu desempenho será sempre inferior a um GPU RDNA4.
Segundo a AMD, futuramente pode haver algum suporte de FSR4 para as RX 7000, mas não um FSR4 suportado na totalidade.
Para já, oficialmente não há suporte, nem previsão se haverá.
Fonte: Reddit