O AMD FSR Redstone que tinha sido apresentado na Computex de 2025 finalmente está disponível nos últimos Drivers 25.12.1.
O Redstone foca-se no Frame Gen e no RayTraing em ML ( Machine-Learing), dando assim um FSR4 mais completo e mais competitivo.

Para começar á que adiantar logo que o Redstone é apenas compatível com as gráficas de ultima geração, RX 9000.
Com estes novos recursos de Upscaling e baseados em machine Learing a AMD pretende igualar a concorrente NVIDIA e o seu DLSS.
Os novos recursos do Redstone são:
- FRS Frame Gen eration usando um sistema de interpolação de quadros baseado em ML.
- FSR Ray Regeneration, baseado em rede neural
- FSR Radiance Caching, um cache neural projetado para reduzir o peso e recursos da iluminação global do Ray Tracing, com aprendizagem continua.
Estes novos recursos adicionam apenas funcionalidades ao FSR4 que já existe , não sendo um FSR totalmente novo.
Para já o Cache Neural está disponível apenas para Desenvolvedores através de Drivers SDK.
O novo Frame Gen usando Machine Learing combina interpolamento do processamento optico com a reprojeção do vetor de movimento para gerar os “fake frames, como muitos dizemos.
Dessa forma através do frame actual e do frame anterior os vetores de movimento vão adivinhar o frame seguinte.
Dessa forma a qualidade de imagem e de sombras é superior ao FSR 3.1.
A AMD apresentou esta imagem do jogo F1 2025, onde se pode ver a diferença.
No que diz respeito ao Ray Tracing, também houve melhorias.
O Ray Tracing era onde a AMD mais perdia para a concorrente Nvidia, agora com o novo Ray Tracing Regeneration a AMD promete corrigir os problemas anteriores de imagem com “ruido” visual, onde anteriormente o Ray tracing não intersectava todos os pixeis, mas apenas alguns em triangulo, isso deixava a qualidade de imagem inferior e menos limpa.
Agora com o RT Regeneration a imagem vai ser interpolada já depois de ser renderizada e limpa em baixa resolução, só depois disso é que é feito o upscaling.
O Jogo Call of Duty Black Ops 7 foi o primeiro jogo a suportar o FSR Ray Regeneration, e dessa forma é possível ver a qualidade da imagem depois de ser aplicada este nova tecnologia.
Uma imagem mais limpa e realista.
Estes novos recursos de FSR Redstone estão disponíveis em jogos com suporte FSR 3.1 que tenham actualização para tal suporte, mas no entanto é possível forçar esta utilização através do driver e dos perfis de jogos.
Claro que como já foi dito, apenas as gráficas RX9000 suportam estes novos recursos.
O Redstone trouxe também o FSR Radiance Caching, que vai economizar recursos e ao mesmo tempo aligeirar a perca de desempenho para a utilização do Ray Tracing e Path tracing.
Usando uma rede neural de aprendizagem continua online, sem ser necessário nenhuma instrução directa no jogo ou pré inserida.
Em vez disso, o Radiance Caching vai “aprendendo” desde o inicio por cada frame que é gerado para Ray tracing.
Mas uma vez que este recurso ainda está somente disponível para desenvolvedores, mais para o futuro será melhor analisado.
A AMD diz que em 2026 já virá para os jogos, o Darktide será o primeiro jogo a ter esse suporte, mas não foi adiantado qualquer data.
Com isto já existem algumas analises pela net, com alguns comparativos sejam eles Face ao FRS 3.1 ou ao DLSS da concorrente Nvidia.
Alguns com comentários melhores outros piores, mostrando que numas situações realmente o Redstone está melhor, mas em outras situações está pior ou pelo menos não está funcionando da maneira que deveria.
Podemos dizer que a AMD neste momento está num patamar idêntico á Nvidia, oferecendo qualidade e desempenho semelhando ao DLSS.
Não tem ainda o Multi Frame Gen como a Nvidia, mas certamente no futuro será implementado algo do gênero.
Podem ver o vídeo da apresentação aqui em baixo.




