No passado dia 28 de Janeiro a AMD lançou o processador Ryzen 7 9850X3D.
Dia 28 foi o dia de varias reviews ficarem Online, e no dia seguinte (29) dia de lançamento nas lojas.
Um preço nacional de 519€, que o mete cerca de 50€ mais caro que um 9800X3D.
Mas será que vale a pena a troca para quem já tem um 9800X3D ?
Pelas reviews publicadas as diferenças rondam os 3-4% de diferença, tendo jogos onde não existe qualquer diferença e outros que até podem chegar a 10% de diferença, como o caso do Counter Strike 2.
Jogos que tiram partido do Clock do CPU vão tirar mais vantagem, da mesma forma que uma resolução de 1080p poderá haver maiores diferenças que uma resolução de 1440p ou 4K.
Portanto a resposta será que não, não compensa a troca de um 9800X3D para um 9850X3D.
Mas, há sempre um mas, para aqueles que querem tirar mais 3% de performance num determinado jogo ou aqueles que querem tentar um benchmark com mais pontuação, ai poderá “justificar” a troca.
Na verdade o 9850X3D passou a ser o melhor CPU para jogos.
CPU e seu Funcionamento
Falando do CPU em si, nada mais é que um refresh ao 9800X3D com um boost clock mais alto.
A AMD neste CPU meteu um boost clock de 5.6Ghz em vez dos 5.2Ghz do 9800x3D.
No entanto não é tão linear como se pensa.
O CPU não atinge os 5.6Ghz em todas as situações e mesmo em alguns casos pode não atingir esse clock em jogos.
Vamos começar pelo funcionamento em stock.
Em stock em trabalhos mais pesados ou benchmarks, vai ficar em 5250mhz em todos os cores, portanto 25mhz a mais que o 9800X3D.
Em jogos, tal como disse acima ele atinge os 5.6Ghz em todos os cores mas há situações que não consegue e o máximo clock pode ser 5550Mhz ou valores assim inferiores.
Essas situações depende além do jogo, da temperatura , da voltagem e claro da sorte de cada CPU.
Se passarmos para a ativação do PBO com limites desbloqueados ( ou da motherboard), vamos ver o clock subir ligeiramente e, nas mesmas situações que tínhamos 5.2Ghz já passa a ter 5300/5350mhz.
Para muitos esses clocks são inferiores aos 9800X3D com PBO + 200 mhz, onde a maioria atinge o máximo de 5425Mhz.
Em jogos os 5.6Ghz já são praticamente garantido, havendo sempre exceções na mesma.
Mas aqui também é possível subir o Fmax/Clock boost Override em até +200Mhz, acontece que aqui não é garantido que o faça, nem que faça da “melhor forma”.
Subindo o Fmax para +200Mhz que na teoria deveria dar um clock boost de 5825Mhz, não é possível, ficando a maioria dos CPU nos 5750mhz.
Ainda assim um bom clock, no entanto o algoritmo destes processadores aumenta bastante a voltagem máxima quando que aumenta o Fmax.
Do que testei aqui, por cada +50mhz que se aumenta no Fmax, é mais 0.04V de voltagem que sobe de máxima, chegando assim o CPU ter voltagem de 1.4V ( 1.425V é o máximo) quando se usa o PBO e o Fmax a +200.
Essas voltagens vão ser usadas apenas em single core, ou em aplicações leves.
Nesses setting em jogos a voltagem andará na ordem dos 1.35V, variado ali nesses valores, mas se for uma carga pesada onde o CPU apenas vai fazer 5.3 a 5.5Ghz em all core ( sim porque em all core com carga pesada ele não vai subir 200Mhz em relação aos 5350Mhz que tem apenas com PBO), a voltagem será apenas de 1.18-1.2V.
Ou seja o Fmax não vai subir os 200Mhz nem em single boost nem em all core, lembrando que o 9800X3D com o Fmax a +200 MHz faz 5425Mhz em single e em allcore em praticamente todas as aplicações.
Logo aqui se vê que as diferenças entre CPUs vão ser mínimas ou mesmo nulas em algumas situações.
Se lhe aplicarmos o curve optmizer negativa, conseguimos fazer um undervolt e esticar um pouco o clock, baixando esses 1.4v de máxima para valores de 1.37V e/ou os 1.2V para valores de 1.15v, os clocks aumentam cerca de 25Mhz.
Isto tudo se o CPU aguentar uma curva negativa “alta”, digamos -30 ou -40, caso contrario não irá haver muita diferença nos valores ou irá haver instabilidade por o CPU não aguentar tais settings.
No entanto para quem pretender otimizar melhor o CPU e o seu overclock, pode usar o BCLK ou o ECLK se a board tiver.
Usando o BCLK é preciso mais cuidado, porque ao aumentar o Clock do BCLK de 100mhz para valores superiores vai aumentar todo o “barramento de base clock” isto é, Frequência das memorias , Infinity Fabric, PCie ,Nvme, SATA , podendo danificar algum componente ou corromper o windows devido a falhas.
Por norma o hardware tem uma margem, neste caso as gráficas e o Nvme são mais sensíveis mas ainda assim em muitas situações BCLK acima de 103mhz pode dar problemas.
Mas se formos para valores de 101Mhz á partida não haver qualquer problema e dessa maneira podemos meter o CPU a 5680Mhz, mas da mesma forma as memorias vão ficar mais rápidas assim como o Infinity, por isso é preciso confirmar que valores reais vão ficar após aplicado.
Se for usado ECLK ( clock externo) não há nenhum desses problemas já que a única frequência a subir vai ser a do próprio CPU
E qual é a vantagem de usar BCLK/ECLK ?
A vantagem é que usando o BCLK/ECLK não será preciso usar o Fmax, apenas o PBO ligado ou até desligado uma vez que o CPU não irá atingir nenhum limite de EDC, PPT ou TDC.
Dessa forma vai ser possível atingir o clock boost de 5680Mhz em jogos e aplicações leves e os mesmos 5500mhz em aplicações pesadas sem ter a voltagem tão alta.
Numa situação destas, a voltagem em jogos será na casa dos 1.3V e em aplicações pesadas na casa dos 1.17v.
Valores bem mais normais e aconselháveis para uso diário.
Aplicando da mesma forma a curva negativa de -25 por exemplo, essas voltagem tendem a cair para os 1.25V e 1.15V respectivamente.
Isto tudo vai sempre depender da lotaria do CPU, havendo CPUs melhores e CPUs piores.
Sendo que se for um CPU mais fraco, vai fazer o mesmo que o 9800x3D, uma vez que estes settings de OC se aplicam igualmente aos 9800X3D, onde muitos deles também fazem os 5.6/5.7Ghz.
Bios
Vou deixar em baixo algumas fotos dos settings que devem usar na Bios.
Estes prints são de uma board Asus, em outras marcas será ligeiramente diferente.
mas as opções serão as mesmas.
Aqui na primeira pagina da bios, para aqueles que pretendes apenas Activar o EXPO podem fazer, bastando meter em enabled.
Para uma configuração mais detalhas é Preciso clicar em F7 para entrar no menu avançado e no separador AI Tweaker é onde se irá proceder ás alterações básicas.
Se já está activado o EXPO anteriormente aqui irá aparecer também, se não está podem activar aqui, basta selecionar EXPO I.
Mais abaixo vão ter o eCLK mode ( nas boards que suportem clock externo , devem confirmar isso nas specs da board ou aqui na bios diretamente).
Continuando, se aparecer o eCKL e quiserem usar devem meter em modo Asynchronous, dessa board vai aparecer o BCLK 1 e BCLK 2 , o 2 é apenas ligado ao CPU e é esse que se deve usar.
Nas boards sem clock externo, ou usam o BCLK tradicional ou não usam essa opção.
Podem definir também a velocidade das memorias, caso queiram usar acima do valor EXPO e definir também o FCLK que será o Infinity.
Entrando dentro do Precision Boost Overdrive vão ter as opções necessários ao PBO e Curve Optmizer.
O básico será tal como no guia do 9800x3D, activar o Precision Boost , usar o modo manual para o Sclar em 10x ( irá aumentar ligeiramente as voltagem e forçar que o clock e voltagem sejam mais altas mais tempo).
Depois o Clock Boost Override, se pretenderem usar devem activar e definir Positivo e por baixo selecionar um valor de 0-200.
Eu mantive em Auto uma vez que dei prioridade ao Overclock através de ECLK.
De pois dentro do Curve Optimizer, devem definir um modo.
Ou All Core, ou Per Core em negative, da mesma forma devem testar o CPU para confirmar a estabilidade consoante os valores inseridos.
Podem começar por All Core Negative – 15 e vão testando através de programas de Stress test como o OCCT , Prime95 , Cinebench stresst , ou Corecycler de forma a testar core a core e verem se algum deles não aguenta essa valor.
Dessa forma, podem perder algumas horas a testar com o CoreCycler por exemplo e encontrar o valor máximo para cada core e ai usarem o modo Per core e definir manualmente cada Core.
Exemplo de como fica Per Core
Dentro do próprio Windows podem usar o programa SMUdebugTool e definir o valor da Curva, caso os testes não crashem o PC é uma forma de evitar ir sempre á bios cada vez que dá erro.
No meu caso consegui os valores adequados a cada core para a estabilidade, e depois dei uma margem baixando o valor em 2 para todos os cores para ter a certeza e não estar exatamente no limite da estabilidade.
Da mesma forma podia usar All core em -20, uma vez que é o valor do core mais fraco, no entanto não ia estar a fazer o undervolt total que os restantes cores conseguem fazer e iria “perder” alguns mhz nos clocks devido a isso.
Este valores vão variar consoante o CPU e as temperaturas/voltagens usadas.
Isto são valor encontrados para o meu overclock diário de 102.2 ECLK com 5750mhz.
Se for um clock mais baixo estes valores podem ser mais elevados por não ser necessário tanta voltagem e aguentar um undervolt mais agressivo, da mesma forma que ao usar o Fmax + 200 a voltagem é mais alta permitindo uma curva mais negativa.
Ainda assim muitas vezes um undervolt muito agressivo pode provocar instabilidade e crash em Idle ou web broswing onde a voltagem será muito baixa.
Benchmarks
Não vou dar muita importância a todos os jogos uma vez que as diferenças podem ser apenas margem de erro, como já foi visto em vários artigos.
Vou deixar apenas os testes de Cinebench R23 e do CPU-Z , apenas para ter uma ideia da diferença entre stock e usando PBO ou ECLK.
Como podem ver abaixo no gráfico, as diferenças não são assim tão grandes.
Os resultados de STOCK e PBO e até mesmo PBO +200 são iguais, não deixa de ser margem de erro.
Isto deve-se porque em ambos os testes o core utilizado para todos os núcleos situou-se entre os 5275 e os 5330Mhz.
Não havendo um aumento de clock em utilização all core, mesmo utilizado o PBO e o Fmax a +200Mhz.
Relembrar que a maioria dos 9800X3D com PBO + 200Mhz corre este teste a um clock de 5375-5425mhz, obtendo naturalmente um score mais elevado ( mesmo que pouco).
Em stock o 9800x3D corre em 5225mhz.
Pegando no CPU-Z, voltamos a não variar muito em Benchmark de Multithread, onde novamente os valores sem Curve Optimizer ( CO) são muito idênticos.
Pelo mesmo motivo, ambos vão correr o teste a um clock de 5400-5435Mhz , não havendo qualquer diferença se está de Stock ou com Fmax a +200Mhz.
Mais uma vez o Fmax não se faz sentir em aplicação de multithread.
Volto a relembrar que o 9800X3D com Fmax +200, obtém os mesmo resultados uma vez que o teste corre a 5425mhz.
No entanto em single core, já começa a fazer diferença, onde ai o Fmax +200 já tem efeito, embora seja pouco mas o teste já corre a 5,7Ghz em vez dos 5625Mhz que é o stock
Os resultados com CO -30, usando Fmax +200 ou usando ECKL 101.3Mhz são superiores uma vez que os clocks de teste passam a ser 5565mhz e 5630mhz para all core e para single core 5700 e 5770Mhz.
No Counter Strike 2 que talvez seja dos jogos onde poderá haver mais diferença face a um CPU anterior, mesmo assim entre stock e Overclock não são grandes as diferenças, para não dizer “nenhumas”.
O CS2 é um jogo que tira muito partido do CPU, principalmente em settings competitivos, no entanto é um jogo “leve” por assim dizer e tal como a maioria dos jogos o clock usado será o máximo.
Em stock e PBO /+200 vai estar no clock máximo do 9850X3D que é 5625Mhz tendo algumas oxilações mínimas.
Já com CO – 30 o clock passa a ser de 5715Mhz, cerca de 100Mhz a mais que se traduzem num aumento de 10FPS no benchmark.
Dessa forma podemos dizer que o 9850x3D terá um aumento de cerca de 20 a 30FPs face a um 9800X3D em situações de Low settings , baixa resolução e utilizando um gráfica high-end como uma RTX 5090.
Ainda assim, são 30Fps no meio de um Avg de 1000fps.
Usado settings Low numa resolução 1080p com uma RTX 5080 stock.
Não vou testar mais jogos nem aplicativos para já.
Embora tenha testado no BF6 e tenha encontrado a mesma situação, praticamente nenhuma diferença, pelos mesmos motivos que o clock será de 5580Mhz para Stock e os 5700mhz para os perfis com CO -30.
Resumo e opinião
Do que pude testar e ver até ao momento, o CPU apenas faz sentido para quem não tem ainda o modelo anterior.
Consegue ter um clock mais alto de stock para pequenos trabalhos e browsing, uma vez que os 5625mhz são atingidos nessas situações.
Uma sensação de maior fluidez no windows, devido a isso mesmo e algumas tarefas básicas também ligeiramente mais rápidas, outras são praticamente iguais ao 9800X3D já que os clocks vão ser os mesmos.
No entanto a AMD para isso elevou a voltagem no boost clock para valores de 1.4v, não será prejudicial ao CPU em uso nessas tarefas mas para aqueles que não afinam ou simplesmente ligam o PBO +200, a voltagem utilizada em jogos já fica em valores que eu pessoalmente não aconselho embora seja dentro dos valores normais para a carga que está a ser usada , eu evito usar voltagens acima de 1.3V durante os jogos.
Para quem ter board com ECLK é mais simples evitar as voltagens altas, porque pode ignorar o Fmax, já para quem tem apenas BCLK pode ficar limitado nesse aspecto e não conseguir baixar tanto as voltagens com o uso do Fmax.
Haverá CPUs com VIDs mais altos que outros e isso influenciará todos os valores de clocks atingidos, voltagens usadas e temperaturas máximas.
Quanto ao resto da otimização é exatamente igual ao 9800x3D, tentar meter o Infinity a 2200Mhz se o CPU aguentar, caso contrario achar o máximo estável.
Memorias em 1:1 a 6000Mhz ou 6400mhz, caso aguente 6600Mhz convém ter o IF a 2200mhz.
Ou em 2:1 com memorias a 8000Mhz ou mais mantendo o IF a 2000mhz ou achando o melhor valor dependendo do clock atingível acima de 8000mhz, para valores acima de 8000Mhz já convém subir também o valor de IF.
Em qualquer dos casos, evitar usar o VSOC em valores de 1.3V.
Por agora foi isto, um CPU bom mas com muita pouca vantagem em relação ao anterior, dependendo sempre da sorte e do azar do silício para na realidade ter vantagem ou desvantagem face a um 9800X em overclock/PBO.
Como disse algumas vezes nos nosso canais, um mau 9850x3D é pior que um bom 9800X3D.
Haverá mais coisas a comentar e mais detalhes a explorar, bem como outros aplicativos e outras utilizações, mas deixo isso para futuro e/ou para debater no nosso Discord e Facebook.









