Consequências da falta de Chips de RAM e NAND Flash

Nestas ultimas semanas temos assistido a grandes mudanças no que toca a algum hardware.
Nomeadamente as memorias RAMs e todos os dispositivos que utilizam esse tipo de Chips.

 

 

 

Ao longo destas semanas os preços das memorias RAM já aumentaram mais de 250% em praticamente todas as lojas.
Além disso o stock está bastante reduzido em todas as marcas e modelos, sendo que algumas lojas não teem previsões para próximas remessas, ou apontam datas para o ano de 2027 inclusive.
É de facto uma situação complicada para muitos consumidores.

 

 

Estes aumentos bruscos e a baixa quantidade de stock deve-se ( segundo os analistas entendidos e anúncios das próprias marcas), ao grande aumento para computação de AI e Cloud.
Grandes empresas estão investindo bastante em AI e como tal a procura por estes produtos é altíssima, fazendo com que existam mais pedidos ás fabricas do que a capacidade de produção.
Nessas situações os resultados teem sido sempre o mesmo, baixo stock e preços mais altos, é a lei da oferta e da procura.

Resultando também desta situação, temos o caso da Micron que já publicamos anteriormente, que a encerrou a sua própria marca, Crucial, de venda a consumidor final, com objetivo de dar prioridade ao fabrico e venda apenas para essas empresas, deixando o mercado do consumir comum.
Será mais rentável vender todo o fabrico de chips Micron diretamente para a fabricação de hardware para AI/Cloud, do que o lucro que teem a vender ao publico, ainda para mais com os preços praticados, faz muitos consumidores pensarem se realmente vão fazer upgrade ao PC ou se compram um PC novo neste momento.

Esta “bola” pelo que dizem irá durar até 2027, ou como foi publicado á dias um comunicado da SK Hynix, até 2028.
Claro que isto são especulações (ou certezas), mas segundo dizem, as marcas já teem pedidos para todo o fabrico dos próximos 18 meses, portanto se a procura continuar assim certamente o ano de 2027 não parece ser irreal.
No entanto há quem diga que pode durar apenas uns 6 a 8 meses até o mercado voltar a ter os stocks normais, mas a preços mais ajustados.

Pela net e em vários sítios, fala-se em boicotar a compra de memorias (e mais produtos que já vamos falar também) de forma a baixar o preço, uma vez que se não houver compradores as marcas terão que baixar os preços ( pelo menos assim se pensa).
No entanto não é fácil fazer um boicote a um produto que hoje em dia está presente em quase tudo o que é eletrônico no nosso dia a dia.
Falando em computadores, os chips de memoria estão presentes em vários componentes, nas próprias memorias obviamente, placas gráficas, armazenamento SSD e Nvme e ainda alguns periféricos que utilizam também algum tipo de memoria.
Mas há mais, os smatphones, tablets, eletrodomésticos, consolas entre outros produtos.
Hoje em dia temos chips destes presentes em quase tudo.

È aqui que entram outros “problemas”.

Uma vez que todos esses produtos contém memorias basicamente todos esses produtos vão subir.

No caso dos discos SSD também já subiram de preço em torno dos 40% e até os discos HDD subiram em torno dos 30%, principalmente nos de grande capacidade de armazenamento.
A grande procura de discos para as Clouds, está a afetar também o stock de discos e a ter uma procura muito maior, o que leva ao aumento dos preços.
Segundo comunicados, até os HDD poderão estar em risco de stock durante o próximo ano de 2026.

Da mesma forma as Placas gráficas estão e vão subir de preço.
No caso da AMD foi anunciado mesmo um aumento de 20$ podendo chegar 40$ em modelos de 16GB, claro que esse aumento pela AMD pode-se traduzir em maior quando praticado pelos revendedores e lojas.
Já no caso da Nvidia não houve nenhum anuncio de aumento de preços, mas o certo é que os preço nas lojas estão um pouco mais caros em vários modelos.
Além disso, os rumores das versões RTX 50 Super foram mudando, desde o cancelamento ao adiamento, devido ao aumento de preço da memoria e consequentemente ao aumento de preço da placa gráfica.
Isso ainda vamos ver, quando forem ( se forem) apresentadas.

Antes de deixarmos os computadores, dizer ainda que tudo isto influencia também o mercado dos usados onde todo este hardware começa a ser vendido mais caro e mais procurado para revender também, seja DDR5 ou mesmo DDR4 para sistemas mais baratos.
Aliado a esta procura vem também muitos esquemas de burlas e de negócios falsos.

Como foi o caso do nosso colega BravoNorris, que comprou uns kits ADATA XPG DDR5 diretamente da Amazon, e recebeu um exemplar falsificado.
Nas imagens pode-se ver que a embalagem “parece” original, mas na realidade vinha selada toda á volta com plástico ( quando na original apenas trazem o selo da marca a colar a abertura) além do autocolante com o serial number também ele ser falso.
No interior uma folha de papel imprimida com desenho do dissipador original, colados numa memoria DDR 266Mhz antiga, e para dar peso á encomenda por falta dos dissipadores introduziram uma chapa de metal.
A possibilidade disto acontecer sendo vendido diretamente pela Amazon, foi algum comprador que as comprou anteriormente voltou a embalar a caixa e a devolver o produto falso, tendo o trabalho de imprimir uns dissipadores e a selar a caixa.
A Amazon não tem um controle de devolução assim tão bom, e o produto chegou embalado passando por original e foi novamente metido á venda como sendo Novo.
Resta agora esperar a resposta da Amazon, e esperar o reembolso do produto.

Este tipo de estratégia infelizmente acontece muito, por isso em situações de compras de produtos que estão altamente procurados e caros principalmente, é sempre bom fazer um video a abrir a encomenda, para eventuais acontecimentos..

 

 

Passando a outro tipo de produtos, também os Smartphones estão e vão passar por alterações.
Varias fabricantes já ponderam baixar a capacidade de memoria RAM e voltar a utilizar cartões micro -SD para o aumento de armazenamento.
Fabricantes como a Samsung e Apple ao que parece podem atrasar o próximo lançamento dos seus Topo de Gama.
Dessa forma, os modelos mais comuns e de valor mais baixo podem mesmo passar a vir com 4GB de RAM apenas, ao contrario dos 8 ou 12GB dos actuais produtos de media gama.

Todos este acontecimentos são resultado do aumento da busca por AI??

Não será desculpa para tudo, onde haverá certamente outros factores que desconhecemos, mas de facto o AI teve uma explosão muito grande ultimamente, onde cada vez mais se usa o AI.
Onde cada vez mais grandes empresas querem ter um elevado poder computacional de AI ou mesmo sistemas de AI para o trabalho.
Grandes empresas de Cloud também estão a ser cada vez mais utilizadas, seja para grandes bases de dados e backups, seja por nós próprios nas nossas nuvens diárias onde guardados os nossos dados ou onde usamos dados e aplicativos que fazem essa partilha por nuvem.
Uma coisa é certa, pelo histórico que temos de outros aumentos de preços a tendencia será que no futuro os preços baixem, mas não para os preços que estavam antes deste aumento.
O mercado vai acabar por se ajustar depois destes aumentos e vai equilibrar os preços para valores mais altos, foi assim quando aconteceu com as gráficas e de certa forma também com os CPUs que cada vez tendem em vir mais caros.

Para quem pretende adquirir um PC novo neste momento, irá pagar cerca de 40% ou mais em relação ao que pagava á cerca de 2 meses, e é preciso que exista stock de memorias nas lojas.

2026 promete ser ainda mais difícil e com preços mais abusivos, vamos esperar que este cenário mude em breve e que as previsões de 6 meses sejam as boas e as de 2027 sejam as de “pior” cenário.

Tudo vai depender muito das empresas de AI e da sua evolução, pois assim que estiverem servidas ( por agora) do material que estão a adquirir, os pedidos de fabrico as fábricas irá cair, havendo mais stock disponível para venda ao consumidor final.

Partilhar artigo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Nós

Hardware Tips nasceu de um Grupo descontraído de partilha de conhecimentos sobre Hardware, Software, Gaming no facebook há mais de 5 anos, sempre com o espirito amigo e de ajuda.
Cresceu e deu origem a este site com partilha de vários conteúdos relacionado com os temas, onde vamos explorar e analisar ainda mais no mundo do hardware.

Hardware Tips Portugal
©️ Todos os direitos reservados.