NVIDIA lança as RTX 50 Series Blackwell e o seu novo DLSS4

Durante o Keynote da NVIDIA na CES 2025, a NVIDIA apresentou os seus novos produtos no segmento Gaming, tanto em Gráficas Desktop como em Gráficas Notebook e tecnologias de AI.
È sobre as gráficas de desktops que vamos ver de seguida.

As Novas RTX 50 series

 

 

A NVIDIA começou a conferencia por apresentar os seus modelos para o mercado gaming, mas ao mesmo tempo viradas para o AI e a usar o AI.
“AI” será a palavra mais usada nos próximos dias de apresentações na CES e, o que futuramente teremos que ter em consideração.

Apresentando o seu modelo mais alto a RTX 5090, a NVIDIA promete um novo nível de gaming com recurso ao AI e as suas tecnologias para AI.
Começou por apresentar o preço da versão RTX 5070 de 549 dólares, como sendo equivalente á actual RTX 4090 em termos de Performance.
Isso graças ao AI, que nestas novas Blackwell vão estar disponíveis no também novo DLSS4, iremos ver mais á frente o DLSS4.

 

Alem da RTX 5090 como topo de gama e da RTX 5070 como equivalente á todo de gama actual, foi apresentado também os restantes modelos que irão sair inicialmente.
Embora não sejam todos ao mesmo tempo.
E claro os os seus preços MRSP, que já sabemos que consoante os Países assim levará as suas Taxas e IVA por cima.

 

 

Para termos uma ideias das diferenças em termos de especificações entre os modelos está aqui em baixo as especificações completas de cada modelo em comparação com a topo de gama da série RTX 40.
Não só na quantidade de Memoria e bandwidth, mas também do seu poder de AI e encode e Decode pelo NVENC.

 

A NVIDIA ao mesmo tempo apresentou o seu novo DLSS4 com novas funcionalidades.
Um DLSS exclusivo para as RTX 50 que trás o MFG ( Multi Frame Generation), como sendo a novidade deste DLSS.
O DLSS4 é suportado na totalidade apenas pelas RTX 50, sendo que por exemplo as RTX 40 suportam o DLSS4 mas não tem todos os seus recursos, nomeadamente o novo Multi Frame Generation.

É aqui que a NVIDIA promete um aumento considerável em relação a geração actual.

Embaixo ficam os slides de comparativo entre os modelos apresentados.

Relembrar que nos gráficos não existem valores de FPS, apenas um aumento de 2X em relação as RTX 40 em determinados jogos, quando o jogo suporta Frame Generation.
No caso de o jogo não suportar Frame Generation o aumento é menor, mas mesmo nesses casos ainda existe um aumento de 20-30%

No comparativo foi usado DLSS em modo performance e Multi Frame Generation em 4x Mode para as versões RTX 50, no entanto nas versões RTX40 não é possível usar o MFG, ficando apenas o uso do Frame Generation.
Isto significa que o novo Multi Frame Generation consegue gerar 3 frames por cada frame renderizado, a tal inovação de AI adicionada ao DLSS 4.
Enquanto o frame generation convencia gera apenas mais um frame por cada frame renderizado.

 

 

A performance parece estar lá e, com a ajuda do AI a elevar ainda mais os FPS nos jogos, graças ao Multi Frame Generation.
Será interessante ver se é possível usar apenas o Multi Frame Generation sem o uso do DLSS para upscaling.

A NVIDIA tem neste momento mais de 75 jogos com uso de frame generation e no futuro mais jogos virão a ter suporte para o DLSS4.

 

Resta agora esperar os análises fora da NVIDIA para comprovar então esses aumentos de performance, seja com recurso ao DLSS4 e MFG , seja apenas em “força bruta” de desempenho.

Os modelos RTX 5090 e 5080 vão estar disponíveis a partir do dia 30 de Janeiro, sendo que as restantes virão mais tarde.

 

Partilhar artigo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Nós

Hardware Tips nasceu de um Grupo descontraído de partilha de conhecimentos sobre Hardware, Software, Gaming no facebook há mais de 5 anos, sempre com o espirito amigo e de ajuda.
Cresceu e deu origem a este site com partilha de vários conteúdos relacionado com os temas, onde vamos explorar e analisar ainda mais no mundo do hardware.

Hardware Tips Portugal
©️ Todos os direitos reservados.